domingo, 5 de abril de 2015

A arte da decantação!





Olá meus amigos do caçadores de vinho, estou aqui para falar com vocês sobre esse tema super legal que é a decantação!
Para começar vamos esclarecer o que é, e para que serve a decantação. Em primeiro lugar o ato de decantar nada mais é que passar o vinho da garrafa para um recipiente de cristal o vidro, que serve pra separar o vinho dos resíduos sólidos, adquiridos obviamente por vinhos de guarda que com o passar do tempo acumularam partículas no fundo da garrafa.
Mas não é só para separar o vinho de partes sólidas que serve o Decanter, uma outra função muito importante é a de oxigenar o vinho, liberando o perfume do vinho depois que ficou muito tempo preso. Sendo assim vinhos muito velhos que ficaram trancados por anos na garrafa precisam de oxigênio para acordar seus perfumes e liberar seu potencial, mas atenção, nem todos os vinhos de guarda são indicados para decantação, aqueles com mais de vinte anos não suportam uma oxigenação muito rápida porque pode mudar suas propriedades originais.
Em vez disso ,vinhos Velhos assim seriam melhor serem oxigenados na taça e acompanhar a evolução lentamente, visto que taças largas são como pequenos decanter.
Quando se bebi vinhos de guarda no momento do uso do decanter se deve usar uma vela acessa em baixo da botilha , criaando uma atmosfera muito linda de se ver e serve para ver na garrafa quando se chega às partes sólidas para evitar de versar e depois beber essa parte .
É interessante dizer que o Decanter vai usado também para alguns vinhos jovens, e alguns brancos que apresentam anidrido sulforoso em excesso no período de adolescência, fazendo com que sejam fechados, o com uma decantação melhoram. Em vez é inútil abrir a garrafa algumas horas antes já que o gargalo da botilha não tem  espaço bastante para oxigenar. Notamos que para separar o vinho dos resíduos só tem uma maneira, em vez para oxigenação precisa saber escolher, só uma questão de tempo. A decantação tem sua arte na qual cada sommelier é orgulhoso e para fazer como se deve lembre-se, as ferramentas necessárias são, um decanter em cristal ou vidro transparente, uma vela e uma taça, todo o resto é com vocês.

Um forte abraço e saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário