sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cà dei Frati, uma agradável surpresa!


   Olá meus amigos tudo bem com vocês?  Hoje fazendo um passeio de família na cidadezinha de Sirmione na província de Brescia na região de Lombardia tive uma agradavel surpresa. Essa aconchegante cidade fica perto de um Lago entre três regiões da italia, Veneto, Lombardia e Trentino Alto Adige, conhecida por sua história e suas águas termais. 
Mas não fica só nisso sua fama,  essa região também é conhecida por seus vinhos brancos, o mais famoso o Lugana, feito da uva turbiana. É aqui que começa nossa aventura,  passando na frente dessa cantina da qual eu já tive a oportunidade de degustar o vinho Lugana, resolvi entrar com minha família e conhecê-la pessoalmente. 
  A cantina Cà dei Frati era já citada no ano de 1782 como atesta um documento, que cita uma casa com cantina em Lugana no municipio de Sirmione conhecida como Luogo dei Fratti. Era 1939 quando Felice Dal Cero, filho de Domenico, já viticultor na região Veronese, se transferiu naquela casa, em Lugana di Sirmione. Passaram  trinta anos de trabalho entre cantina e vinha e o filho de Felice,  chamado Pietro no ano de 1969 participa do nascimento da DOC do vinho Lugana.
  A cantina cresceu e com ela a qualidade dos seus vinhos. Degustei dois tipos de Lugana,  o normal com passagem só em aço inox,  ótimo, muito mineral, fino e elegante, com perfumes de flores brancas. O outro Lugana foi o Brolettino, com vinificação em aço inox e 10 meses em barris franceses. No nariz se sente frutas maduras como pera, maçã amarela. Muito bem estruturado. 
   Ótimo também os vinhos tintos,  o Ronchedone feito das uvas Marzemino, sangiovese e Cabernet sauvingon, perfumes de frutas vermelhas.  Potente e incisivo no palato. E o Grande Amarone Pietro Dal Cero  homenagem ao dos grandes nomes que iniciou a cantina. De cor vermelho rubi,  perfumes de frutas vermelhas e setores secundários com nota de tabaco.  Um vinho excelente.

  Foi uma linda visita acompanhada do jovem Mattia, rapaz muito educado que nos fez ver o estabelecimento e nos descreveu os vinhos e a història da empresa. Em fim uma cantina que no meu ver faz os melhores vinhos de Lugana, qualidade e preço exemplo de que para haver um bom vinho não precisa gastar uma fortuna, parabèns para a cantica Cà dei Frati.
Arrivederci!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário