terça-feira, 19 de abril de 2016

Fattoria Casa di Terra, Bolgheri com elegância!








Um bom dia meus amigos,  com a primavera e lindos dias de sol chegando é sempre bom partilhar bons momentos.  Hoje vocês vão me acompanhar em uma visita que eu fiz ano passado à uma cantina na majestosa zona de Bolgheri na Toscana,  famosa pelos seus grandes vinhos feitos como em Bordeaux,  com cabernet sauvignon,  cabernet franc,  merlot, syrah ou seja uvas de origem francesa.
A vinícola se chama Fattoria Casa di Terra, seus vinhos são de grande expressão e a cada ano que passa mais reconhecidos internazionalmente,  para conhecer melhor esses néctares de Baco  vamos começar a ver quais são os cavalos de batalha dessa notável vinícola.
Chegando à vinícola fui muito bem recebido pela Letizia,  simpática moça que trabalha na recepção,  comecei com o Vermentino com um pequena porcentagem de sauvignon Blanc,  dando uma elegância e uma mineralidade muito boa,  elegante e suave.
Depois passei para os tintos,  o Bolgheri de base chamado Moreccio, feito com as uvas   cabernet sauvignon, merlot e syrah, encontrei muito bom,  com setores de frutas vermelhas,  taninos macios e sedosos,  ótimos para pratos tipicos  de carne da Toscana.
O Lenaia já é um vinho do dia a dia,  simples de  beber,  as uvas usadas são merlot,  malbec e cabernet franc, podendo harmonizar com pratos de carnes não muito elaborados.
Depois  fui para os vinhos mais importantes,  como o Mosaico,  passando por 12 meses em barris de carvalho franceses de segunda passagem,  feito maior percentual de merlot,  e outras porcentagens de cabernet franc e petit verdot,  vinho de grande complexidade e um bouquet sensacional,  com notas de frutas vermelhas maduras,  tabaco,  café,  um grande vinho.
Logo após esse grande vinho,  degustei um maior ainda,  o maronea,  Bolgheri rosso,  o perfeito equilíbrio entre cabernet sauvignon e cabernet franc,  de uma complexidade elegância típicas dos grandes vinhos de Bolgheri.  Um vinho da meditar lentamente.
E por último degustação de uma novidade exclusiva,  degustei o Casa di Terra Bolgheri superiore antes de sair no mercado,  um cabernet franc em pureza,  um presente ao nosso palato,  uma expressão única do cabernet franc na sua pátria de adoção.
E é isso meus queridos,  quem pensa em visitar a região da Toscana e vir a Bolgheri,  a Fattoria Casa di Terra é uma vinícola seguramente  para conhecer.
Abaixo o link para conhecer melhor a vinícola,  um forte abraço e até mais.


http://www.fattoriacasaditerra.com/






















Nenhum comentário:

Postar um comentário