segunda-feira, 11 de abril de 2016

Fattoria Del PIccione Vinhos da Riviera Romagnola para Descobrir|



Olá meus queridos cheguei, hoje vamos falar da vinícola
Fattoria del Piccione, memorizem esse nome,  pode não ser conhecido mas logo será.  Na região Emilia Romagna na província de Rimini situada entre colinas perto do mar, na cidadezinha San Savino di Monte Colombo,  teve início nos anos oitenta com a paixão de  Vitaliano Pasini pelo vinho,  dando início a Fattoria del Piccione.
 Hoje a conduzir a vinícola é seu filho Stefano Pasini,  que foi quem me recepcionou calorosamente e me mostrou a cantina e seus vinhos produzidos com amor e dedicação,  que resulta na alta qualidade dos produtos feitos pela mesma. 
Como na Romagna cordialidade é o que não falta,  depois de me explicar como nasceu a vinícola fomos para uma mesa de degustação e foi ali que começou minha viagem pelos sabores e perfumes desses vinhos maravilhosos.
Começei com o Espumante brut método Charmat,  com cor amarelo palha,  seco e com uma ótima acidez,  ótimo para fazer um aperitivo com os amigos. Depois senti o Espumante brut Rosé,  sempre metodo Charmat de uma cor rosé bem vivaz,  achei esse aqui mais equilibrado do que o primeiro espumante brut. Ótimo para acompanhar um prato de peixe,  salame e claro como um bom aperitivo.
  Chegando ao fim dos Espumantes parti para os brancos,  iniciei com Il Furioso,  um vinho frizzante perfeito para pratos de peixe no geral e para momentos de discontração,  as uvas usadas são chardonnay e outras variedades ,  mas entre os brancos que senti o que me deixou com água na boca foi o Villa Massani,  vinho feito com Rebola e sauvignon Blanc,  com notas florais e frutas brancas delicadas, vinho com uma ótima estrutura e de perfumes intensos,  conseguidos com uma rápida passada por barris de carvalho,  uma jóia branca encontrada na província de Rimini.
Entre os tintos um simples de boa estrutura e para o dia a dia é o Il Boccanera Romagna DOC Sangiovese,  100 % sangiovese che honra o uva ícone da Itália!  Mas meus amigos o protagonista entre todos é o vinho tinto Riserva Angello Sangiovese DOC Superiore Riserva,  dois anos em barris de carvalho, produzido só nos melhores anos de colheita,  complexo,  elegante e intenso,  um grande vinho sem sombras de dúvidas,  para acompanhar pratos importantes de carne vermelha,  carne de caça,  e claro um vinho da meditação!
A vinícola tem uma gama mais ampla para todos os palatos,  mas decide falar daqueles que no meu ponto de vista tem algo a mais,  para que quer conhecer melhor a vinícola vou deixar o link do site.  E obrigado à Stefano pela calorosa acolhida.  Até mais caçadores de vinho!


http://www.fattoriadelpiccione.it/














Nenhum comentário:

Postar um comentário