segunda-feira, 16 de maio de 2016

Valpolicella terra de Amarone e terra de Meroni!










Bom dia a todos os apaixonados por vinhos assim como eu. 
Nossa aventura hoje vai se passar na microrregião Valpolicella na região do Veneto,  terra de grandes vinhos já dá época dos romanos, mas hoje vamos ver um pouco sobre a história do Amarone  e ver a degustação que aconteceu na cantina Meroni,  uma pequena vinícola que faz vinhos soberbos.
Na comune de Santo Ambrosio,  uma das 5 comuni onde é permitido fazer o Amarone Docg,  é  a casa da família Meroni viticultores desde 1935,  mas a propriedade já é citada em documentos desde 1706, terra sempre considerada vocada para fazer grandes vinhos.
Meroni desde sempre buscou traduzir com paixão e dedicação a identidade do território,  com vinhos feitos  das uvas autóctones da região,  Corvina,  corvinone,  rondinella e molinara.  Vinhos de grande complexidade e equilibrados,  a parte o valpolicella classico,  que é um vinho simples pra consumir jovem.
Degustei um valpolicella classico superiore 2009,  uma intensidade olfativa muito agradável,  pois não era invasiva,  setores de frutas vermelhas e alguns terciários graça a os 3 anos de amadurecimento em barris de 5 mil litros.  Capacidade de guarda de uns 10 anos ou até mais.
Mas meu voto de excelência vai para o Amarone reserva 2007, no nariz era intenso,  muito complexo e de uma elegância muito notável.
Na boca correspondia a todos os perfumes do bouquet,  cacau,  frutas secas,  tabaco entre outros,  se decantado uma hora antes é uma satisfação bebê-lo até sem harmonização,  sendo um vinho de meditação,  mas pra quem gosta de harmonizar,  aconselho com pratos de carne selvagem,  ou bem saborosos,  vai bem com queijo envelhecido tipo um Parmeggiano Reggiano 36 meses. E claro um ótimo Recioto,  vinho de sobremesa bem equilibrado adequado para tortas secas com castanha. 
Gostaria de agradecer a Katia Meroni que foi muito acolhedora e educada e nos mostrou a Cantina e seus vinhos,  pra quem quiser conhecer a região Veneto e vir à valpolicella,  e claro degustar um ótimo Amarone,  a vinícola Meroni é uma parada obrigatória!
Abaixo o link da vinícola para maiores informações!  Um abraço wine lovers.


http://www.vinimeroni.com/1/




































Nenhum comentário:

Postar um comentário