terça-feira, 30 de agosto de 2016

A Itália do Vinho : parte 2, Piemonte!





Olá queridos amigos wine lovers,  dando continuidade a série de artigos sobre a Itália que começei semana passada,  hoje vamos falar da região mais célebre internacionalmente pelos vinhos inconfundíveis,  a região do Piemonte. Essa região cheia de colinas e paisagens lindas que se alternam entre colinas e montanhas é como a Borgogna Italiana,  vinhos de grande estrutura,  elegância e que melhoram com os anos,  assim é o Barolo que nasceu na metade do século XVIII,  e seu irmão menor Barbaresco,  ambos filhos da uva Nebbiolo,  uva que representa ao máximo o território Piemontese.  Mas não só de vinhos tintos é feita essa região, a cidade de Asti onde nasceu os primeiros Espumantes de Moscatel ganharam vida aqui. Região também conhecida pela sua culinária tão Rica que harmonização aqui não é difícil! 
Bem,  essa região tem 17 D. O. C. G e 42 D. O. C,  ou seja a região com maior quantidade de vinhos com essas denominações,  isso para manter a qualidade dos vinhos,  praticamente não existe IGT ( Indicação Geográfica Típica). 
Bem, a região do Piemonte é dividida em 8 grandes áreas vitivinícolas,  que vou elencar abaixo :
A primeira a norte de Novara e Vercelli,  onde encontramos as DOCG Gattinara e  Ghemme, as uvas principais dessa região são a Nebbiolo, aqui conhecida com Spanna,  a Barbera e a Croatina e o uva branca Erbaluce. 
Partindo para a segunda região que faz fronteira com a Vale D'Aosta encontramos a DOC Canavese e Carema,  as uvas são sempre nebbiolo e Erbaluce. 
Na terceira região perto de Torino se encontra a DOC collina Torinese,  as principais uvas são as Freisa,  barbera,  bonarda e dolcetto.  Aqui existe também a Docg Erbaluce di Caluso. 
A quarta região,  a Monferrato que  é entre os municípios de Asti,  casale Monferrato,  Ovada e Gavi é a que mais tem Docg,  entre elas a Barbera di Monferrato superiore,  Dolcetto d'Aqui, Ovada,  Gavi etc. Uvas mais cultivadas são ; Moscato Bianco,  Cortese, Grignolino e Malvasie a bacca nera.
Quinta zona é o L'Astigiano, importante zona onde se fazem Espumantes com o Moscato Bianco, que compreende também a DOC Loazzolo,  famosa pelo Moscato passito. 


Sexta zona,  Tortonese,  que sendo conhecida pelas uvas Cortese e Barbera é mãe do vinho branco autóctono Timorraso. 
As duas últimas regiões vem dívidas pelo rio Tanaro, a esquerda encontramos a Docg Roero e as uvas Nebbiolo,  Barbera e Arneis, e a direita do Rio la Langa,  mãe das Docg Barolo,  Barbaresco,  vinhos feitos com a uva Nebbiolo,  onde se esprime o seu  melhor nesse lugar lindo. 
Bem gente essa matéria foi para da uma idéia de como é dividida a região do Piemonte e alguns dos seus vinhos mais importantes,  se fosse escrever mais detalhes sairia um livro falando dessa região. Espero que tenham gostado e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário